Ateísmo

O ateísmo é a falta de crença em qualquer deidade ou divindade.

Ateísmo: crença apenas no que é lógico, racional e que pode ser explicado cientificamente.
Ateísmo: crença apenas no que é lógico, racional e que pode ser explicado cientificamente.

 

O que é Ateísmo (definição)



Ateísmo é a falta de crença na existência de qualquer deus ou divindade. Não é um sistema de crenças ou uma religião, mas sim uma posição de ceticismo ou não-crença em relação às alegações teístas (que acredita na existência de pelo menos um deus ou deuses). Ateus geralmente sustentam que não há evidências suficientes para justificar a crença em deuses e aderem frequentemente a explicações naturalistas ou científicas para a existência do universo e da vida.



Argumentos usados por ateus para negar a existência de Deus:


Ateus utilizam vários argumentos-chave para apoiar sua posição sobre a inexistência de Deus. Esses argumentos frequentemente se baseiam em raciocínios filosóficos, evidências científicas e críticas às doutrinas religiosas.



1. O Problema do Mal

Para os ateus, "O Problema do Mal" é um argumento central contra a existência de um Deus todo-poderoso, onisciente e benevolente. Este argumento postula que a existência de sofrimento e mal no mundo é incompatível com a noção de uma divindade benevolente. Se Deus está disposto e é capaz de prevenir o mal, mas não o faz, isso levanta questões sobre Seu poder, Sua bondade ou Sua existência. Isso é frequentemente enquadrado como uma inconsistência lógica dentro dos sistemas de crença teístas.



2. O Argumento das revelações inconsistentes

Este argumento destaca as contradições e inconsistências entre várias doutrinas e escrituras religiosas. Se Deus existe e se comunicou com a humanidade, a natureza divergente e frequentemente conflitante dessas revelações desafia a credibilidade de qualquer verdade religiosa singular. Ateus argumentam que a multiplicidade de reivindicações religiosas diminui a probabilidade de qualquer uma delas ser verdadeira e aponta para uma origem humana dessas crenças em vez de divina.



3. O Argumento da incredulidade

O Argumento da Incredulidade sugere que, se existisse um Deus onipotente e benevolente, Ele garantiria que Sua existência fosse evidente para todas as pessoas, assim reduzindo a não-crença. A falta generalizada de crença ou a existência de numerosos ateus indica que uma revelação clara e indiscutível de Deus não ocorreu. Este argumento questiona por que um Deus todo-amoroso permitiria que tantas pessoas vivessem na ignorância de Sua existência.



4. O Argumento do naturalismo

Ateus frequentemente se baseiam no Argumento do Naturalismo, que postula que explicações naturais são suficientes para explicar os fenômenos tradicionalmente atribuídos a Deus. Avanços na ciência forneceram explicações naturalistas para as origens do universo, da vida e da consciência humana. Ateus argumentam que invocar Deus é desnecessário quando processos naturais podem explicar adequadamente esses fenômenos.



5. O Argumento da Navalha de Ockham


A "Navalha de Ockham" é um princípio que sugere que a explicação mais simples, com o menor número de suposições, geralmente é a correta. Ateus aplicam este princípio à questão da existência de Deus, argumentando que uma visão de mundo naturalista requer menos suposições do que o teísmo. A existência de Deus introduz complexidades e suposições que não são necessárias para explicar o universo tal como é compreendido pela ciência e pela razão.



6. O Dilema de Eutífron

O Dilema de Eutífron questiona se algo é bom porque Deus o comanda ou se Deus o comanda porque é bom. Isto apresenta um desafio à teoria do comando divino e sugere uma separação entre moralidade e vontade divina. Se a moralidade é independente de Deus, então a existência de Deus não é necessária para os valores morais; se a moralidade é definida pelos comandos de Deus, torna-se arbitrária. O Dilema de Eutífron surgiu da obra de Platão, "Eutífron", onde Sócrates questiona se algo é moral porque os deuses o ordenam ou se os deuses o ordenam porque é moral.



Esses argumentos formam o núcleo das críticas ateístas contra o teísmo, apresentando um caso multifacetado para o ceticismo em relação às alegações religiosas e teístas. Cada argumento desafia diferentes aspectos da crença teísta, desde a consistência lógica até evidências empíricas, advogando por uma visão de mundo fundamentada na razão e na investigação científica.

 

Imagem representando simbolicamente com illustrações, a guerra, a morte e a miséria.

O Problema do Mal é um dos argumentos usados pelos ateus para negar a existência de Deus.

 

 

Críticas feitas ao ateísmo: os argumentos contrários


As críticas ao ateísmo vêm de várias perspectivas filosóficas, religiosas e práticas. Aqui estão alguns dos argumentos comuns feitos contra o ateísmo:



Argumento Moral:

- Moralidade objetiva: os críticos argumentam que o ateísmo não pode explicar os valores morais objetivos. Sem um legislador divino, eles afirmam, a moralidade se torna subjetiva e relativa. Por exemplo, William Lane Craig argumenta que "se Deus não existe, os valores morais objetivos não existem", sugerindo que os deveres e valores morais exigem uma fonte transcendente.

- Responsabilidade moral: os teístas frequentemente argumentam que, sem a crença em Deus, não há uma responsabilidade final pelas ações de alguém. A ausência de um julgamento divino pode levar ao niilismo moral ou à falta de motivação para agir moralmente.



Argumento Existencial:

Significado e propósito: argumenta-se que o ateísmo leva a uma visão de mundo desprovida de significado e propósito últimos. Sem a crença em um poder superior ou em uma vida após a morte, a vida pode ser vista como inerentemente sem sentido. Jean-Paul Sartre, um existencialista ateu, reconheceu o desafio de criar significado em um universo sem Deus, levando ao que alguns percebem como um senso de desespero ou angústia existencial.



Argumentos Filosóficos e Metafísicos:

- Argumento da causa primeira: os críticos afirmam que a existência do universo requer uma causa primeira, que eles identificam como Deus. Isso é baseado no argumento cosmológico, que postula que tudo o que começa a existir tem uma causa, e como o universo começou a existir, ele deve ter uma causa fora de si mesmo.

- Argumento do ajuste fino: este argumento afirma que as condições precisas necessárias para a vida no universo sugerem um design intencional. A improbabilidade de tais condições ocorrerem por acaso é usada para argumentar a favor da existência de um designer (Deus).



Argumentos Psicológicos e Sociológicos:

- Natureza humana: alguns argumentam que a crença em Deus é um aspecto natural da cognição e sociedade humanas. Dessa perspectiva, o ateísmo é visto como contrário às tendências humanas inatas para a espiritualidade e a crença religiosa. O sociólogo Peter Berger sugeriu que a religião atende a necessidades humanas profundas de significado e pertencimento.

- Consequências práticas: os críticos às vezes afirmam que sociedades ateístas tendem a ser menos coesas ou moralmente fundamentadas. Eles apontam exemplos históricos onde ideologias ateístas, como as de certos regimes comunistas, levaram à opressão e decadência moral.



Argumentos Experienciais:

- Experiências religiosas: os crentes frequentemente citam experiências pessoais ou coletivas do divino como evidência contra o ateísmo. Eles argumentam que a ocorrência generalizada de tais experiências em diferentes culturas e épocas sugere a realidade de um poder superior.

 

Exemplos de obras e seus escritores defensores do ateísmo:

 


"Deus, um Delírio" de Richard Dawkins (2006) 

Dawkins argumenta que a crença em um criador sobrenatural é irracional e prejudicial. Ele apresenta argumentos científicos e filosóficos contra a existência de Deus, critica a religião organizada e promove o ateísmo como uma visão de mundo mais racional. O livro visa encorajar os leitores a abraçar o ateísmo e a questionar as crenças religiosas.



"Deus Não é Grande: como a religião envenena tudo" de Christopher Hitchens (2007) 

Hitchens critica a religião como uma fonte de violência, ignorância e opressão. Ele discute o impacto negativo do dogma religioso na sociedade e na liberdade individual, fornecendo exemplos históricos e contemporâneos. O livro faz uma defesa do secularismo e do pensamento racional como alternativas à fé religiosa.



"Carta a uma Nação Cristã" de Sam Harris (2006) 

Harris responde às críticas de seu livro anterior, "O Fim da Fé", e argumenta contra os fundamentos morais e lógicos do cristianismo. Ele desafia o dogma religioso e defende uma abordagem secular e científica para a ética e a vida. O livro é uma refutação concisa às alegações dos crentes religiosos, particularmente nos Estados Unidos.



"Ateísmo: O Caso Contra Deus" de George H. Smith (1974) 

Smith fornece uma crítica abrangente do teísmo e argumenta que o ateísmo é uma posição mais consistente e racional. Ele examina vários argumentos a favor da existência de Deus e os considera carentes de evidências e lógica. O livro visa fornecer uma defesa filosófica completa do ateísmo.



"Quebrando o Encanto: a religião como um fenômeno natural" de Daniel C. Dennett (2006) 

Dennett explora a religião de uma perspectiva científica e evolutiva, propondo que ela é um fenômeno natural que pode ser estudado e compreendido. Ele examina as origens e funções da crença religiosa, argumentando que entender a religião cientificamente pode ajudar a explicar sua persistência e impacto no comportamento humano. O livro defende uma visão naturalista da religião e uma transição para o secularismo.



O que é o ateísmo militante?

 

O ateísmo militante é uma forma assertiva e muitas vezes confrontadora de ateísmo que se opõe ativamente às crenças e instituições religiosas. Os defensores do ateísmo militante buscam não apenas promover o ateísmo, mas também desafiar e desmantelar a influência religiosa na vida pública e privada. Eles argumentam que a religião é inerentemente prejudicial e irracional, e frequentemente usam críticas contundentes e debates públicos para destacar os impactos negativos das doutrinas religiosas na sociedade, na ciência e nas liberdades individuais. Esta forma de ateísmo é caracterizada por um forte compromisso com o secularismo e um desejo de ver a religião relegada à esfera privada, livre da influência governamental ou social.


O termo "militante" neste contexto não implica violência física, mas sim uma postura vigorosa e proativa contra a religião. Ateus militantes, como Richard Dawkins, Christopher Hitchens e Sam Harris, frequentemente utilizam retórica provocativa e argumentos robustos para defender uma sociedade baseada na razão, evidências e investigação científica. Eles são conhecidos por suas críticas francas ao dogma religioso e seus esforços para promover a educação e políticas seculares. Esta abordagem pode ser, às vezes, polarizadora, pois desafia diretamente crenças profundamente arraigadas e pode ser percebida como agressiva ou intolerante pelas comunidades religiosas.

 

 

Exemplos de movimentos filosóficos que defendem o ateísmo:

 


Positivismo Lógico

O positivismo lógico, um movimento que surgiu no início do século XX, afirma que apenas declarações verificáveis por meio de observação empírica ou prova lógica são significativas. Como a existência de Deus não pode ser verificada empiricamente ou logicamente comprovada, os positivistas lógicos frequentemente descartam as afirmações religiosas como sem sentido.



Existencialismo


O Existencialismo, especialmente como articulado por Jean-Paul Sartre, muitas vezes apoia o ateísmo ao enfatizar a liberdade individual e a ausência de significado inerente no universo. Os existencialistas argumentam que, sem Deus, os seres humanos devem criar seus próprios valores e significados.



Marxismo


O marxismo critica a religião como uma ferramenta ideológica usada pelas classes dominantes para oprimir a classe trabalhadora. Karl Marx descreveu a religião famosamente como o "ópio do povo", sugerindo que ela proporciona conforto ilusório e distrai das condições materiais de opressão.



Humanismo

O Humanismo promove uma visão de mundo baseada em razão, ética e justiça, frequentemente rejeitando o teísmo e as crenças sobrenaturais. Os humanistas defendem uma estrutura moral fundamentada no bem-estar e na felicidade humanos, independentemente das doutrinas religiosas.



Novo Ateísmo


O novo ateísmo é um movimento contemporâneo que não apenas rejeita a crença em Deus, mas também critica ativamente a religião. Figuras proeminentes como Richard Dawkins, Sam Harris e Christopher Hitchens argumentam que a religião não apenas é falsa, mas também prejudicial.

 

Foto de Richard Dawkins

O biólogo e escritor britânico Richard Dawkins é um dos principais representantes do ateísmo da atualidade.

 

 


 

Publicado em 28/05/2024


Por Jefferson Evandro M. Ramos (formado em História pela USP)